quarta-feira, 28 de setembro de 2016

CONCURSOS FEDERAIS SUSPENSOS, O QUE FAZER AGORA?





A notícia da suspensão dos concursos em 2017, caiu como uma bomba para a maioria dos concurseiros, foi publicada dia 21/09/2016 no site G1 a seguinte notícia: Acaba previsão de concurso federal para 2016; veja cenários e opções Governo decidiu manter suspensão dos concursos federais ainda em 2017. Nomeações de concursos autorizados anteriormente estão asseguradas. Marta Cavallini Do G1, em São Paulo.

Não há mais nenhum concurso federal previsto para este ano, segundo levantamento feito pelo G1. A última portaria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicada no “Diário Oficial da União” referente a concursos públicos foi no dia 24 de agosto, autorizando a nomeação de 600 aprovados na seleção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os cargos de cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas, analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e tecnologista em informações geográficas e estatísticas.

ORÇAMENTO 2017.

Governo envia projeto ao Congresso proposta do governo salário mínimo sem alta de tributos déficit da previdência sem novos concursos imposto de renda teto de gastos. Após a publicação deste reportagem, foi publicada nesta quarta-feira no "Diário Oficial da União" portaria do Ministério do Planejamento autorizando concurso para 102 vagas no Ministério da Saúde. O prazo para a divulgação do edital é até março de 2017. Segundo nota do Ministério do Planejamento, as nomeações autorizadas no IBGE não estavam em desacordo com as medidas adotadas em setembro do ano passado para reduzir gastos da União, que previa, entre outras providências, a suspensão dos concursos e das nomeações. O concurso para o IBGE foi autorizado em 24 de julho de 2015, anterior à data de adoção das medidas e está entre as seleções com as nomeações asseguradas no número de vagas dos editais publicados e dentro prazo de validade final dos concursos. Ainda pelo levantamento feito pelo G1 até a portaria publicada nesta quarta, o último concurso autorizado pelo governo federal havia sido na Fiocruz, para 150 vagas, cujos editais já foram publicados. Dois ainda estão com inscrições abertas, para o total de 119 vagas. Além disso, os últimos dois concursos que estavam autorizados e tiveram os editais divulgados foram da Anvisa e da Dataprev. Para todas essas seleções, as nomeações dos aprovados também estão asseguradas. A suspensão dos concursos públicos em 2016 foi anunciada em setembro de 2015 e abrangeu até 40.389 cargos reservados para provimento, admissão ou contratação, referentes a todos os Poderes, ao Ministério Público da União (MPU) e ao Conselho Nacional do Ministério Público. A medida teve o objetivo de economizar R$ 1,5 bilhão em gastos este ano. Segundo o ministério, os pedidos dos órgãos referentes a novos concursos serão devolvidos.

SUSPENSÃO PARA 2017.

E quem pretende entrar na carreira pública federal poderá ter de adiar ainda mais os planos. O governo decidiu manter ainda a suspensão dos concursos federais em 2017.
O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse que a realização de novos concursos públicos na esfera federal permanece suspensa este ano e que o governo deverá manter essa situação inalterada em 2017, como medida de ajuste nos gastos públicos.
“O orçamento de 2016 não contempla autorização para novos concursos e o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017 encaminhado ao Congresso Nacional também não prevê recursos para estas contratações”, informou. Desta forma, segundo o ministério, os pedidos dos órgãos referentes a novos concursos serão devolvidos. A definição sobre a análise dos pleitos de vagas para 2018 somente ocorrerá “quando o governo enviar o PLDO de 2018 ao Congresso Nacional”.
O ministro explicou, contudo, que o provimento de cargos de concursos em andamento e autorizados anteriormente estão assegurados. Essa garantia se refere somente a nomeações dentro do número de vagas estabelecidos nos editais e durante o período de validade de cada seleção. Nomeações adicionais, para as quais não existe obrigatoriedade legal, não serão autorizadas.

O QUE FAZER AGORA?

Pode parecer “BALELA”, mas essa é a melhor hora para se preparar. Pense numa grande empresa, onde existem milhares de empregados, durante um ano alguns MORREM, OUTROS SE APOSENTAM, OUTROS ARRUMAM MELHORES EMPREGOS E SAEM. Agora imagine essa mesma empresa com um déficit de 12 meses em material humano, pergunte-se... SERÁ QUE A PRODUÇÃO SERIA A MESMA? OS CLIENTES DESSA EMPRESA TERIAM A MESMA SATISFAÇÃO QUE ANTES? MESMO QUE A EMPRESA NÃO QUEIRA CONTRATAR, POR QUANTO TEMPO ELA FARIA SEM FALIR? Pois bem amigos leitores, não há solução, tem que contratar.
O mesmo vai acontecer com a máquina pública, por mais austero que seja o governo, ele não pode arcar com o ônus da parada dos serviços públicos, portanto, seja visionário e estude com afinco agora, pois 2018 promete muitas vagas.

DADOS DA ANPAC (Agência Nacional de Proteção aos Concursos).

Os concursos públicos atraem cerca de 13 milhões de pessoas em todo o país, mas estima-se que apenas 10% delas frequentem cursos de escolas preparatórias e apenas 5% dos inscritos são competitivos. Não siga a manada e nem pense em desistir agora, você faz parte dos 5%, PAU NA MÁQUINA, PROCURE A EXCELÊNCIA!!!
Nós somos aquilo que fazemos repetidamente.
Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. (ARISTOTELES).

PENSE NISSO!

Crie um projeto de mudança de vida de médio a longo prazo, decidir qual é o seu objetivo e traçar um plano de estudos focado em uma carreira. É necessário não se distrair pelas notícias que nos cercam e as pessoas negativas que estão cada vez mais presentes. Não perder tempo olhando comentários desmotivadores em grupos do Facebook ou WhatsApp que pouco agregam para aqueles que estão focados em seu projeto e não vão desistir até alcançar a sua meta. Estudar alguns anos para ser aprovado e nomeado certamente pode ser muito mais promissor do que continuar no seu emprego atual ou buscar especializações que talvez não deem o retorno esperado. Há poucos investimentos, de tempo e dinheiro, que dão o retorno vitalício que uma carreira pública pode proporcionar. Fonte (blog grancurso).




sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CONCURSO BOMBEIROS - PE 2016 (CBMPE): OFERTA DE 300 VAGAS PARA NÍVEL MÉDIO



Foi publicado nesta quinta-feira, 23 de setembro de 2016, no Diário Oficial do Estado a comissão interna para preparar o concurso público. A oferta de 300 vagas é para ingresso no Curso de Formação e Habilitação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A remuneração inicial para soldado está em torno de R$ 2.276,40.

  • O QUE É NECESSÁRIO PARA PARTICIPAR DO CERTAME?


Para participar do certame o candidato precisa ter ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B, necessário ter 1,60m de altura para mulheres e 1,65m para homens e Idade limite 28 anos.

  • ETAPAS DO CONCURSO


Provavelmente, a seleção deve ser dividida em prova de conhecimentos, avaliação física, psicotécnica e médica, investigação social e, por fim, o curso de formação.

  • ÚLTIMO CONCURSO


O último concurso aconteceu há 10 anos, em 2006, quando o Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad) organizou a seleção. A oferta foi de 250 vagas para soldado e reuniu um total de 8.629 inscritos.

Testes físicos foi composta de 50 metros rasos, flexão de braços na barra fixa para homens e no solo para mulheres, natação em piscina de 25 metros, flexão de abdômen e corrida de 2.400 metros. Os índices variavam de acordo com o gênero.


PROGRAMA IPAD 2006


CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Análise de textos, objetivando reconhecer, entre outros aspectos: 1.1. O tema ou a ideia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 1.2. O argumento principal defendido pelo autor; 1.3. O objetivo ou finalidade pretendida; 1.4. A síntese do seu conteúdo global; 1.5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realizam; 1.6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética) que desempenham; 2. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 3. Categorias Gramaticais: funcionalidade no texto. 4. Flexão nominal e verbal. Concordância Nominal e Verbal. Regência nominal e verbal. Uso do sinal indicativo de crase.  

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA: 1. Múltiplos e Divisores (M.M.C e M.D.C.);2. Números Inteiros; 3. Números Racionais; 4. Equações do 1º Grau. Sistema de Equação do 1º Grau, Problemas do 1º Grau; 5. Sistema de Medidas; 6. Razão e Proporção, Regra de Três Simples e Composta; 7. Porcentagem.

CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA: 1.População: Crescimento, Distribuição, Estrutura e Migrações; 2. Urbanização Brasileira; 3. O clima na Região Nordeste; 4. As Regiões de Pernambuco Sertão, Agreste e Mata; 5. A Economia de Pernambuco; 6. O Mercado Importador e Exportador de Pernambuco; 7. A Região Metropolitana de Recife; 10. Blocos econômicos: Mercosul, União Europeia, Nafta e Alca.

CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA: 1 Invasões Holandesas em Pernambuco; 2. A Revolução Pernambucana de 1817; 3. Independência do Brasil; 4. A Abolição da Escravatura; 5. A política do café com leite; 6. A Era Vargas; 7. Os Governos Militares; 8. O Brasil Atual.


CONHECIMENTOS DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS: 1. Dos Direitos e Garantias Fundamentais; 2. Conceitos; 3. Destinatários dos Direitos Fundamentais e princípio da Universalidade; 4. Relativização e Restrições aos Direitos Fundamentais; 5. Dos Direitos Fundamentais em Espécie; 6. Direito à vida; 7. Direito à Liberdade; 8. Princípio da Igualdade (Art. 5° I); 9. Princípio da legalidade e da Anterioridade Penal (Art. 5° ll, XXXIX); 10. Liberdade da Manifestação do Pensamento (Art. 5° lV);11. Inviolabilidade da Intimidade. Vida Privada, Honra e Imagem (Art. 5° X); 12. Inviolabilidade do Lar (Art. 5° XI); 13. Sigilo de Correspondência e de Comunicação (Art. 5° XII); 14. Liberdade de Locomoção (Art. 5° XV); 15. Direito de Reunião e de Associação (Art. 5° XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI); 16. Direito de Propriedade (Art. 5° XXII e XXIII); 17. Vedação ao Racismo (Art. 5° XLII); 18. Garantia às Integridades Física e Moral do Preso (Art. 5° XLIX); 19. Vedação às Provas Ilícitas (Art. 5° LVI); 20. Princípio da Presunção de Inocência (Art. 5° LVII); 21. Privilégio Contra a Auto-Incriminação (Art. 5° LXIII).


Sabendo desta informação você já pode começar a estudar!

#VEM




quinta-feira, 22 de setembro de 2016

SENADO FEDERAL: 1.098 CARGOS VAGAS PARA NIVEL MÉDIO E SUPERIOR! ATÉ 27 MIL



O concurso do Senado Federal está em iminência e logo mais o país terá um grande certame, é que ontem, 20/09/2016, o portal da transparência do Senado Federal (Confira Aqui) divulgou o seu Quadro de Cargos Efetivos e apresenta 1.098 cargos vagos em seu quadro de servidores. O maior quantitativo de vagas é para Técnico Legislativo, 626, nas mais diversas especialidades.

O último concurso do Senado Federal foi em 2012. Foram oferecidas 246 vagas abertas, distribuídas entre cargos de Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Técnico Legislativo, com vencimentos de até R$ 23.826,57. Organização do concurso ficou a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Este concurso foi expirado em julho do ano passado, 2015.

CONCURSO COBIÇADO, ENTÃO COMECE A SE PREPARAR!

Comece pelas matérias básicas (língua portuguesa, inglês ou espanhol – cargos de nível superior –, noções de informática em alguns cargos e conhecimentos gerais). Estas matérias pedem uma dedicação maior, especialmente agora, quando o edital ainda não foi divulgado.
A concentração maior de energia deve sem nas matérias ligadas às atividades do Senado como direito constitucional, direito administrativo, Lei 8.112/1990, Regimento Interno do Senado, Regimento Comum (do Congresso).


ÚLTIMO CONCURSO

FGV - 2012 - SENADO FEDERAL - TÉCNICO LEGISLATIVO – ADMINISTRAÇÃO



FGV - 2012 - SENADO FEDERAL - POLICIAL LEGISLATIVO FEDERAL




#VEM








quarta-feira, 21 de setembro de 2016

TRT 20 (SE): PUBLICADO O EDITAL!


VAGAS: 6 + CR
REMUNERAÇÃO: Até R$ 14 mil (Oficial de Justiça); R$ 7 mil Técnico e R$ 12 mil analista demais áreas
INSCRIÇÕES: Entre 26 de setembro e 26 de outubro de 2016
TAXAS: A taxa é de R$110 para os cargos de nível superior e R$90 para os cargos de nível médio.
PROVAS: 4 de dezembro de 2016

A Fundação Carlos Chagas (FCC) será a banca responsável por organizar os serviços de planejamento e execução do concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Concurso TRT 20ª Região), que abrange o Estado de Sergipe. E, nesta quarta-feira, 21/09/2016, saiu no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO edital do concurso. As inscrições estarão disponíveis entre os dias 26 de setembro e 26 de outubro de 2016. As provas serão realizadas em 04 de dezembro de 2016 pela manhã, para os cargos de nível médio, e à tarde, para os cargos de nível superior. A aplicação das Provas Objetivas, Discursiva – Redação e Discursiva – Estudo de Caso serão aplicadas na Cidade de Aracaju/SE.

Para o cargo de Analista Judiciário, que exige nível superior, serão oferecidas vagas e cadastro de reserva nas seguintes áreas: Administrativa, Judiciária, Oficial de Justiça, Contabilidade, Estatística, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina do Trabalho, Odontologia. Já para o cargo de Técnico Judiciário, que exige nível médio, o certame selecionará candidatos nas seguintes áreas: Administrativa, Enfermagem, Tecnologia da Informação.

ÚLTIMO CONCURSO

O concurso de 2011 foi aberto para preencher 3 vagas imediatas e formar cadastro de reserva nos cargos de Analista e Técnico Judiciário. Mesmo com a abertura inicial de somente 3 vagas, já foram 37 nomeados para o cargo de Analista Judiciário e outros 83 nomeados na carreira de Técnico Judiciário, o que reforça a já conhecida tese de que concursos em Tribunais nomeiam muitos aprovados. E teve uma concorrência de 22.327 candidatos.

PROVAS DE NÍVEL SUPERIOR




PROVAS DE NÍVEL MÉDIO



#VEM




terça-feira, 20 de setembro de 2016

O QUE PODE IMPEDIR SUA NOMEAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS.


Não basta apenas escolher o cargo e estudar para conseguir uma vaga no serviço público. Mesmo atendendo a exigências como idade, nível de escolaridade e experiência na área, o candidato precisa estar ciente do que pode impedir a posse. E, também, do que dizem as leis que regem o serviço público para poder ingressar com ação na Justiça caso o edital tenha alguma exigência que não esteja prevista na legislação. Exigências como estar com o nome limpo na praça e não ter passagem pela polícia são inconstitucionais, a não ser em casos específicos (como concurso para juiz, por exemplo). Já não estar em dia com as obrigações eleitorais e ter a partir de 70 anos são impeditivos para entrar no serviço público.

LEGISLAÇÃO.

De acordo com Sillas Vicalvi, professor de direito administrativo e constitucional, os requisitos que devem estar em todos os concursos públicos federais, regidos pela lei 8.112 /90, são nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, quitação com as obrigações militares e eleitorais, nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, a idade mínima de 18 anos e aptidão física e mental.
Os municípios e estados têm autonomia para legislar sobre o assunto, mas eles devem seguir a Constituição , dos artigos 37 ao 41 , que discorrem sobre administração pública e servidores públicos e serve como base para as exigências.
Mas, segundo Vicalvi, alguns editais fogem à legislação e os candidatos que se sentirem prejudicados podem entrar com liminar na Justiça para garantir a posse.

“Nome sujo” DÚVIDA DE MUITOS CANDIDATOS.

O Banco do Brasil, por exemplo, estipula que o candidato não pode ter o nome inscrito nos cadastros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa ou Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), por exemplo, para assumir o cargo.
O BB alega que a decisão de restringir a posse de candidatos com nome sujo é devido à instituição financeira seguir a política de combate à lavagem de dinheiro do Banco Central e porque se trata de uma norma de conduta ética firmada entre a empresa e o empregado.
Mas, segundo o banco, o departamento jurídico analisa a situação do convocado e dá um prazo para ele regularizar sua situação. Assim que o nome dele é retirado do cadastro restritivo, o que pode ocorrer com o pagamento de algumas parcelas da dívida, a instituição o contrata.
Mas Vicalvi alerta que se trata de uma prática inconstitucional porque fere o princípio da isonomia. "O candidato deve entrar com liminar alegando abuso de poder para poder assumir o cargo. Depois a Justiça julga o mérito da ação para ver se a restrição é pertinente", diz. No entanto, segundo o professor, para cargos de juiz, promotor e de polícias há legislação específica que impede a posse de candidato inadimplente.
"Ninguém pode ser punido por causa de dívida. A única punição é a prisão, especificamente para os casos de falta de pagamento de pensão alimentícia e depositário infiel (quando a pessoa se desfaz indevidamente dos bens que estão sob sua guarda antes da decisão da Justiça)", explica. Segundo ele, não é impeditivo o candidato tomar posse no serviço público, mesmo se ele for condenado em um desses dois casos, porque se trata de ação civil, e não penal.

AÇÃO PENAL.

Ter respondido por ação penal ou ter passagem pela polícia também não são impeditivos para assumir o cargo, mas o candidato tem que provar que não foi condenado. A exceção é para cargos de juiz, promotor e das polícias.

EXONERAÇÃO E DEMISSÃO.

A exoneração, que é quando o servidor sai do cargo por iniciativa própria, não o impede de tomar posse em outro cargo público.
Já o servidor que for demitido por ato de improbidade administrativa ou por cometimento de crime contra a administração pública deverá esperar até 10 anos para retornar ao cargo ou prestar outro concurso.

PARENTES.

Ter familiares no serviço público não é impeditivo para a posse, segundo a legislação federal. No entanto, se o candidato foi aprovado para um local em que um parente de até segundo grau trabalha, ele terá de ser lotado em outro lugar. Vicalvi ressalta que alguns estados, como o de São Paulo, têm leis específicas que impedem a posse de parentes na mesma repartição para combater o nepotismo.

OBRIGAÇÕES ELEITORAIS.

Segundo Vicalvi, não pode assumir o cargo o candidato que não está em dia com as obrigações eleitorais ou que teve seus direitos políticos suspensos. "Se o aprovado não votou ou não justificou o voto na última eleição, por exemplo, não poderá entrar no serviço público", diz.
O gozo dos direitos políticos, segundo o professor, quer dizer que o candidato está em condições de votar. Ele é impedido de tomar posse caso perca esse direito, o que pode ocorrer em caso de condenação por improbidade administrativa, condenação penal e incapacidade civil absoluta (estado de loucura, por exemplo). No entanto, condenação civil - como por não-pagamento de pensão alimentícia, por exemplo - não acarreta em suspensão de direitos políticos.

IDADE.

O candidato que tem a partir de 70 anos não pode entrar na carreira pública. Segundo o professor de direito administrativo, nessa idade ocorre a aposentadoria compulsória. Mas ele pode entrar até os 70 anos incompletos. Aí o servidor terá direito a aposentadoria proporcional ao tempo de contribuição. "O valor recebido não pode ser menor que um salário mínimo", informa.

APOSENTADORIA.

O candidato que se aposentou em outro cargo público não pode tomar posse novamente como servidor, exceto nos seguintes casos: dois cargos públicos de profissionais de saúde; dois cargos públicos de professor; um cargo de professor e outro cargo técnico ou científico na área de pesquisa; ou cargos de juiz e promotor e outro de professor. Mas ser aposentado na iniciativa privada não é impedimento para entrar no serviço público.
O candidato que já está em um cargo público não pode tomar posse em outra função pública, exceto nos casos citados acima.

FONTES: Escrito junto com G1 e Jusbrasil.com.br




IF: 75 VAGAS PARA PERNAMBUCO


Depois da maioria dos Estados do país abrirem concursos para os Institutos Federais de Educação, dessa vez foi o IF Pernambuco quem decidiu abrir processo seletivo para selecionar novos servidores. As vagas são destinadas para docentes e técnicos administrativos, separados por dois editais.

EDITAL PARA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS


Confiram o EDITAL AQUI

No total são oferecidas 18 (dezoito) vagas. As vagas são distribuídas por duas classes. A primeira é a “E”, que contempla administrador, arquiteto e urbanista, arquivista, engenheiro - área civil, engenharia-área elétrica, revisor de texto e secretário executivo, o vencimento básico dos profissionais dessas áreas corresponde a R$ 3.868,81. A outra classe é a “D”, que contempla Técnico de laboratório – Área Eletroeletrônica, Técnico de laboratório – Área  Eletrotécnica, Técnico de laboratório – Área Informática para Internet, Técnico de laboratório – Área Manutenção e Suporte em Informática, Técnico de laboratório – Área Mecânica e Técnico de laboratório – Área Mecatrônica, o vencimento básico dos profissionais dessas áreas corresponde a R$ 2.294,21. Prestarão Prova Prática os candidatos aos cargos de Técnico em Eletrotécnica e Técnico de laboratório – Áreas Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica e Mecatrônica, classificados na Prova Escrita e que obtiverem as 5 (cinco) maiores notas.
As vagas são para lotação em qualquer um dos campi ou unidades do IFPE existentes ou que venham a ser criadas no prazo de validade do Concurso, de acordo com a necessidade da Instituição.

INSCRIÇÕES

Serão realizadas exclusivamente no sítio CVEST (AQUI) no período de 03/10/2016, até às 23h59 do dia 08/11/2016. Após esse período, o sistema travará automaticamente, não sendo permitidas novas inscrições.
Isenções: dos dias 03/10 a 05/10/2016. Resultado da solicitação de ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO estará disponível no sítio CVEST (AQUI), no dia 18/10/2016, a partir das 17 horas.
Valor da inscrição: R$ 100,00 (cem reais) para os Cargos de Classe E, e de R$ 80,00 (oitenta reais) para os Cargos de Classe D.

CARGOS
PROVAS
Para todos os cargos da Classe E
Língua Portuguesa – 10 (dez) questões Conhecimentos Específicos – 30 (trinta) questões
Para todos os cargos da Classe D
Língua Portuguesa – 07 (sete) questões
Matemática - Raciocínio Lógico-matemático – 07 (sete) questões
Conhecimentos Específicos – 26 (vinte e seis) questões

A Prova Escrita será realizada no dia 08/01/2017, no horário das 09h às 12h e serão realizadas na cidade do Recife/PE.


EDITAL PARA DOCENTES

Confiram o EDITAL AQUI. 

O certame oferece 57 vagas para o cargo de professor. O edital prevê vagas para professor de matemática, química, filosofia, sociologia, história, geografia, língua portuguesa, espanhol, inglês, história da arte, informática, eletricidade, refrigeração, administração, logística, desenho, agroecologia, turismo, gastronomia, entre outros.
As inscrições para o Concurso Público serão realizadas exclusivamente no sítio CVEST (AQUI) no período de 19/09/2016, até às 23h59 do dia 18/10/2016. Após esse período, o sistema travará automaticamente, não sendo permitidas novas inscrições. De acordo com o Decreto nº. 6.593, de 02/10/2008, os candidatos que forem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico – e forem membros de família de baixa renda, poderão solicitar ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO no FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, disponibilizado no sítio CVEST (AQUI) dos dias 19/09 a 22//09/2016.
A taxa de inscrição para o cargo de professor custa R$ 120. 
A Prova Escrita será realizada no dia 11/12/2016, no horário das 13h às 17h.
A Prova de Conhecimentos Práticos Específicos será realizada, no período de 02 a 07/01/2017, na estrita obediência ao Calendário, que será divulgado conjuntamente com o resultado da Prova Escrita.

#VEM



segunda-feira, 19 de setembro de 2016

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO (TJ/PE) SEGUE NA ESCOLHA DA BANCA


Desde o dia em que o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) realizou na tarde de uma quinta-feira, dia 7 de julho de 2016, pregão eletrônico para definir o organizador de seu concurso público para as carreiras de técnico e analista, a ansiedade é grande entre os cncurseiros, ainda mais sobre o fato que já faz mais de dois meses e ainda não há uma definição da banca que ficará responsável pela elaboração, organização e execução de todas as etapas do concurso. Por outro lado essa é uma notícia boa, uma vez que há mais tempo para se dedicar a estudar para o certame. É importante lembrar que, geralmente, o tempo entre a publicação do edital e a realização da prova não costuma ser maior que três meses.

A expectativa é a definição da Banca organizadora para os concurseiros direcionarem os estudos para ela, a aposta é que a VUNESP seja oficializada, pelo preço oferecido que está em consonância com o que é pedido pelo TJPE e pela sua experiência em concursos jurídicos. É importante ressaltar que a banca Fundação Carlos Chagas – FCC está na 11° colocação, caso a VUNESP não oficialize com o órgão a expectativa será direcionada para FCC. 


O concurso TJPE irá oferecer 60 vagas imediatas, sendo 40 para o cargo de Analista Judiciário; 10 para o cargo de Oficial de Justiça; e 10 para o cargo de Técnico Judiciário. O vencimento inicial varia entre R$ 4.002,33 e R$ 5.215,28.


POUCAS VAGAS?

É importante lembrar que as últimas seleções nomearam muitos, analisem o histórico a seguir:
2011: 230 vagas para os níveis médio e superior, 3.724 novos servidores foram empossados nos cargos de técnico judiciário (1.728), analista judiciário (1.498) e oficial de justiça (336).
2006: 457 vagas para os níveis médio e superior, nomeados 2.778 técnicos, 1.600 analistas e 671 oficiais.

E a crise?

É importante lembrar que o serviço público não pode parar. Todo ano servidores saem do serviço público por diversos motivos, por morte, para assumir outro cargo, por aposentadoria ou por demissão. Sendo assim, não pense em CRISE, ESTUDE!

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP – é uma fundação com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 26 de outubro de 1979 pelo Conselho Universitário da UNESP. O estilo de prova desta banca é de múltipla escolha, sendo cinco alternativas para assinalar uma.

ÚLTIMOS CONCURSOS REALIZADOS

Ministério Público do Estado de São Paulo –MPE/SP – 2016
Tribunal de Justiça do Município de São Paulo – TJM/SP - 2016
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJ/SP – 2016
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJ/RJ - 2016

#Vem






quinta-feira, 15 de setembro de 2016

AUMENTA A PRESSÃO PARA QUE O INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS) INICIE A CHAMADA DOS APROVADOS.



Aumenta a pressão para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicie a chamada dos aprovados no concurso para 950 vagas, homologado em 8 de agosto. Uma comissão de aprovados, com cerca de 5 mil membros, elaborou um dossiê para ratificar a necessidade das convocações. No documento, entregue ao presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, no último dia 29, constam números relativos à carência de pessoal e às aposentadorias previstas.

Esses dados foram fornecidos pelo próprio governo federal, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, o que reforça a relevância do dossiê. Nele, é revelado que há, hoje, 18.971 cargos vagos no INSS, e que as vacâncias pós-edital (543 até julho, sendo 515 de técnico e 28 de analista) representam mais da metade das vagas ofertadas (950). Também no dossiê é informado que foram 3.312 os aprovados na disputa, sendo 2.678 para o cargo de técnico e 634 para o de analista.

Diante do cenário de carência de pessoal, é desejo da comissão, além da chamada dos 950 aprovados, a ampliação do prazo de validade do concurso, que hoje é de um ano, podendo dobrar. Os aprovados desejam que a seleção tenha validade de dois anos, podendo chegar a quatro. A comissão também luta para que seja aprovado pelo Ministério do Planejamento o adicional de 50% das vagas, garantindo a chamada de 475 excedentes (400 técnicos e 75 analistas), e que todos os demais aprovados também sejam chamados por meio de despachos presidenciais, conforme aconteceu no último concurso do INSS, realizado em 2011.

Além do dossiê, a comissão de aprovados elaborou um abaixo-assinado, com todas essas reivindicações. No total, já são mais de 4 mil assinaturas. Deputados e senadores também já ‘compraram a briga’ da comissão e vêm fazendo pressão no cenário legislativo. A deputada federal Simone Morgado (PMDB-PA), por meio de um protocolo, solicitou informações ao Ministério do Planejamento sobre a eventual chamada de excedentes da disputa, e o senador Paulo Bauer já enviou um ofício à presidência do INSS, solicitando a alteração do prazo de validade.


Um dos membros da comissão de aprovados, Danilo Magrini, 39, está confiante de que a pressão resulte em muitas contratações. “Esse dossiê é o nosso carro-chefe. Como foi feito com dados do próprio governo foi bem aceito no INSS. No último concurso, tivemos até despachos presidenciais, que elevaram o número de convocados. Queremos o mesmo, e o INSS precisa desses servidores”, destacou o analista de TI, que foi aprovado para o cargo de técnico.


INSS vai pedir adicional das vagas

No último dia 29 de agosto, a comissão de aprovados do INSS se reuniu com o presidente da autarquia, Leonardo de Melo Gadelha. Estiveram presentes também a coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Mônica Moraes, o diretor da Divisão de Desenvolvimento de Carreiras, Oliveiras Junior, e o diretor de Gestão de Pessoas, Thiago Vesley. No encontro, segundo a comissão de aprovados, Gadelha garantiu que o INSS solicitará ao Ministério do Planejamento o adicional de 50% das vagas (475), logo após a chamada dos 950 aprovados. O presidente também informou aos selecionados que o processo com o pedido para contratação dos classificados já tramita no Planejamento, com expectativa de aval para até o fim deste ano.

Leonardo Gadelha também afirmou aos aprovados que após a eventual autorização dos 50%, o instituto seguirá na luta pela cobrança de mais nomeações, que aconteceriam por meio de despachos presidenciais. O concurso do INSS, que contou com 1.087.804 inscritos, visou a preencher 950 vagas, sendo 800 de técnico (nível médio e R$5.344,87) e 150 de analista (graduados em Serviço Social e R$7.954,09). Procurado, o INSS não se manifestou sobre o assunto.


Fonte: Folha Dirigida

VOU FAZER PROVA EM OUTRO ESTADO, E AGORA?


Concurso público é uma das expressões da Administração Pública mais DEMOCRATICA, uma vez que independem de raça, cor e credo, cabendo apenas os méritos individuais do concurseiro. Assim sendo, você pode prestar concurso em qualquer lugar do Brasil, mesmo morando em outro Estado do país. Você pode prestar concursos Municipais, Estaduais ou Federal, claro que observando as qualificações legais do cargo escolhido. Realizar concursos em outros Estados já é uma realidade para muitos concurseiros, porém, há estudantes que ainda não passaram por essa situação. Desta forma, o blogger VemSerConcursos! dá com algumas dicas!

VAMOS LÁ!?

Antes de tudo você tem que analisar se há algum amigo ou pessoa que mora na mesma cidade que a sua que irá fazer a prova, use as redes sociais para levantar essas informações. Se não houver ninguém, vá assim mesmo, lembre-se que o sonho é seu. Escolha o local analisando o custo/beneficio e o Município/Estado que você conhece ou que tenha amigos/familiares que nesse moram e peça ajuda para encontra o local de prova.

* Nos locais de prova oferecidos no edital, você não conhece ninguém?

Pois bem, analise o município que seja fácil de encontrar o local da prova, isto é, os municípios pequenos sempre o são, analise também, claro, se há transporte público conveniente para você ir e voltar sem se preocupar com atrasos ou com horários de saídas destes transportes. É necessário você ter todos os horários de transportes de sua viagem. Conheça seu local de prova pegando referências pela internet ou com amigos que a conheçam, se a sua cidade de prova for enorme ou você chegará no dia da prova, então esta atitude é imprescindível, porém é recomendado que se chegue um dia antes da prova para conhecer o local. Se você for de transporte próprio é necessário analisar o trajeto e os perigos que possa oferecer, tais como assaltos e buracos na rodovia, fazer revisão também é necessário.

* Se eu for um dia antes da prova?

Se você não tem amigos ou familiares em que possa se acomodar durante a prova, então você terá que ficar em um hotel, para isso você tem que analisar com antecedência para não correr o risco de ficar sem vaga. Informar-se com os horários de check in e check out do hotel e a distância para o local de prova. Ver também se o hotel oferece refeições.

* O que mais?

Lembre-se de conferir todos os documentos necessários para viajar e para realizar a prova. Não se distraia com praias ou qualquer outra coisa que não seja em relação à sua prova, lembre-se que o objetivo da viagem é a realização da prova. Não leve muita bagagem, leve, apenas, o necessário. Seja criterioso com os pedidos de informação, pois há muita gente com más intenções.
Essas são algumas dicas cruciais para sua realização de prova em outro Município ou Estado, lembre-se sempre de se programar, isso é imprescindível. Não coloque como uma barreira a realização de sua prova em outro Município ou Estado, mas sim como o primeiro passo para sua conquista!


#VEM 


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: BOA OPORTUNIDADE PARA SE TORNAR SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL.

Para você que não é servidor público e tem o sonho de o ser, uma excelente oportunidade é prestar concurso para os Institutos Federais de Educação, para alguns o famoso concurso “escadinha”, para outros “entrando pela porta da frente do serviço público”. Fato é que a instituição é muito boa para se trabalhar, além de todas as benesses que tem um servidor público, a instituição é um local de incentivo à educação, há lugar melhor para um concurseiro? Claro que não! Outra coisa atrativa deste concurso é que a maioria dos Estados estão com inscrições ou editais abertos. Em um período de escassez de vagas, esses certames oferecem diversas vagas e para todos os níveis de escolaridade. É uma boa oportunidade para o concurseiro desempregado e que está “apertado” financeiramente. As oportunidades chegam a ser para auxiliar administrativo, assistente administrativo, docentes e diversos outros profissionais, como administrador, economista, psicólogo e tantas outras áreas comtempladas. Já a remuneração varia, no caso do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM, os vencimentos variam de R$ 1.834,69 a R$ 9.114,67, dependendo no nível de escolaridade.  E Então? Bora? 

VEJA AQUI  os principais concursos com inscrição aberta pelo país!     


domingo, 11 de setembro de 2016

VÁRIAS OPORTUNIDADES DE CONCURSOS PÚBLICOS ESPALHADAS PELO BRASIL.


É fato que o país está em uma situação delicada, porém isso não é motivo para você desanimar nos estudos, uma vez que o serviço público não para, estará sempre contratando e você tem que está firme nos estudos. Como pode ser percebido há várias vagas nos concursos públicos espalhadas pelo país, assim sendo, analise o concurso mais adequado para você e faça sua inscrição. Bons estudos! #Vem 

DATAPREV

VALOR DA INSCRIÇÃO: variam de R$ 80,00 a R$ 100,00, de acordo com a função escolhida.
SALÁRIOS: entre R$ 3.699,32 a R$ 7.564,60, já acrescido o adicional de atividade e auxílio alimentação.
BANCA RESPONSÁVEL:  www.cetroconcursos.org.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 08 de setembro a 07 de outubro de 2016.
VAGAS: cadastro reserva.
CARGOS: vários.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF)

VALOR DA INSCRIÇÃO: taxa no valor de R$ 250,00
SALÁRIOS: aproximadamente 30 mil.
BANCA RESPONSÁVEL:  www.mpf.mp.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Os interessados devem realizar as pré-inscrições entre os dias 30 de agosto de 2016 a 28 de setembro de 2016
VAGAS: 82.
CARGOS: Procurador da República.

TRE-SP

VALOR DA INSCRIÇÃO: 85,00 para os cargos de Analista Judiciário e R$ 70,00, para Técnico Judiciário.
SALÁRIOS: A remuneração dos aprovados varia de R$ 5.934,15 a R$ 9.736,27, já acrescido de gratificação de atividade jurídica.
BANCA RESPONSÁVEL: www.concursosfcc.com.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: do dia 12 de setembro de 2016 às 14h do dia 11 de novembro de 2016
VAGAS: 14 + cadastro de reservas
CARGOS: Analista e Técnico Judiciário.

TCM – RJ

VALOR DA INSCRIÇÃO: será de R$ 55,00
SALÁRIOS: R$ 8.045,36
BANCA RESPONSÁVEL: www.ibfc.org.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até a próxima quarta-feira, 14 de setembro de 2016
VAGAS: 18
CARGOS: profissionais de nível médio

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

VALOR DA INSCRIÇÃO: taxas de R$ 118,00 ou R$ 240,00
SALÁRIOS: varia entre são de R$ 6.972,84 ou R$ 7.788,09 e de R$ 33.762,00 para procuradores
BANCA RESPONSÁVEL: www.fgvprojetos.fgv.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: entre os dias 14 de setembro de 2016 a 17 de outubro de 2016
VAGAS: 18
CARGOS: vários profissionais de nível superior
  

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS - IFAM

VALOR DA INSCRIÇÃO: taxas de R$ 46,00 a R$ 96,00
SALÁRIOS: varia de R$ 1.834,69 a R$ 9.114,67
BANCA RESPONSÁVEL: www.institutobrasil.net.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 16 de setembro a 5 de outubro de 2016
VAGAS: 86
CARGOS: Professores e Técnico-administrativos
  
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)

VALOR DA INSCRIÇÃO: será de R$ 100,00 (cem reais) para os cargos de nível E, R$ 80,00 (oitenta reais) para os cargos de nível D e R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos de nível C.
SALÁRIOS: varia de R$ 1.834,69 a R$ 3.868,21 + auxílio alimentação de R$ 458,00, auxílio transporte, assistência suplementar a saúde, e assistência pré-escolar, no valor de R$ 321,00, por dependente até cinco anos de idade.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: dia 05 de setembro de 2016 até as 23h59 do dia 09 de outubro de 2016
VAGAS: 42
CARGOS: Vários profissionais de nível médio e superior

INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS (IFTO)

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 60,00, R$ 75,00, R$ 90,00 ou R$ 120,00
SALÁRIOS: R$ 1.834,69 até R$ 8.893,30
BANCA RESPONSÁVEL: www.seletivos.ifto.edu.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 12 de agosto de 2016 a 15 de setembro de 2016.
VAGAS: 34
CARGOS: Professores e Técnico-administrativos
  
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IF BAIANO)

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 60,00; R$ 80,00; R$ 100,00 ou R$ 150,00.
SALÁRIOS: variam entre R$ 1.834,69 a R$ 9.114,67
BANCA RESPONSÁVEL: www.concursos.ifbaiano.edu.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: no período de 23 de dezembro de 2016 a 23 de janeiro de 2017
VAGAS: 65
CARGOS: Professores e Técnico-administrativos

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 60,00; R$ 80,00 ou R$ 100,00.
SALÁRIOS: variam de R$ 1.834,69 a R$ 3.868,21
BANCA RESPONSÁVEL: www.concursos.ufba.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: entre os dias 02 de janeiro de 2017 a 06 de fevereiro de 2017
VAGAS: 123
CARGOS: Servidores Técnico Administrativos

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 60,00; R$ 80,00 ou R$ 100,00.
SALÁRIOS: variam de R$ 1.834,69 a R$ 3.868,21
BANCA RESPONSÁVEL: www.ifce.edu.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: entre os dias 17 a 28 de outubro de 2016
VAGAS: 188
CARGOS: Servidores Técnico Administrativos

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)

VALOR DA INSCRIÇÃO: taxas de R$ 40,00, R$ 60,00 ou R$ 80,00
SALÁRIOS: variam de R$ 1.834,69 a R$ 3.868,21
BANCA RESPONSÁVEL: www.fsadu.org.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: dia 13 de setembro de 2016, até às 18h do dia 13 de outubro de 2016
VAGAS: 70
CARGOS: vários

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)

VALOR DA INSCRIÇÃO: valores de R$ 50,00; R$ 70,00; R$ 90,00 ou R$ 100,00
SALÁRIOS: variam de R$ 1.834,69 a R$ 9.114,67
BANCA RESPONSÁVEL: www.ifpi.edu.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: dia 13 de setembro de 2016, até às 18h do dia 13 de outubro de 2016
VAGAS: 115
CARGOS: vários

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 60,00 e R$ 80,00
SALÁRIOS: de até R$ 3.868,21, acrescido ainda de benefícios.
BANCA RESPONSÁVEL:  www.concurso.ifsertaope.edu.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 19 de setembro de 2016 a 17 de outubro de 2016
VAGAS: 27
CARGOS: vários

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO (SAD) DE PERNAMBUCO

VALOR DA INSCRIÇÃO: variam entre R$ 45,00 e R$ 60,00
SALÁRIOS: variam entre R$ 880,00 a R$ 7.514,74
BANCA RESPONSÁVEL:  www.institutodarwin.org
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: até o dia 9 de outubro de 2016
VAGAS: 181
CARGOS: vários profissionais de nível superior

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO (TRE - PE)

VALOR DA INSCRIÇÃO: de R$ 60,00, para cargos de nível médio e R$ 75,00 para superior
SALÁRIOS: variam de R$ 6.071,97 a R$ 9.962,39, acrescido do valor de R$ 884,00, referente ao auxílio-alimentação.
BANCA RESPONSÁVEL:  www.cespe.unb.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: do dia 26 de setembro de 2016 e 18h do dia 20 de outubro de 2016
VAGAS: 4
CARGOS: Analista e Técnico Judiciário.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA)

VALOR DA INSCRIÇÃO: A taxa de inscrição custa R$ 70,00
SALÁRIOS: de R$ 6.002,14
BANCA RESPONSÁVEL:  www.cespe.unb.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: do dia 9 de setembro de 2016 e 18h do dia 29 de setembro de 2016
VAGAS: 78 vagas imediatas e formar cadastro reserva
CARGOS: Técnico Administrativo

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS (PM - GO)

VALOR DA INSCRIÇÃO: de R$ 110,00 para Soldado e de R$ 140,00 para Cadete.
SALÁRIOS: valores de R$ 1.500,00 e R$ 5.401,43, respectivamente, além de vantagens previstas no Plano de Cargos e Salários da PM do Estado.
BANCA RESPONSÁVEL:  www.funrio.org.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 14 de setembro de 2016 a 06 de novembro de 2016
VAGAS: 2.500
CARGOS: Soldado de 3ª Classe (2420 vagas) e Cadete (80 vagas) que exigem dos candidatos formação em nível superior

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA (IFB)

VALOR DA INSCRIÇÃO: taxas de R$ 55,00; R$ 65,00 ou R$ 110,00.
SALÁRIOS: varia entre R$ 1.834,69 e R$ 3.868,21
BANCA RESPONSÁVEL:  www.ifb.edu.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: dias 30 de setembro de 2016 e 16 de outubro de 2016
VAGAS: 30
CARGOS: vários
  
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 70,00; R$ 100,00 ou R$ 130,00.
SALÁRIOS: entre R$ 1.834,69 e R$ 3.868,21
BANCA RESPONSÁVEL:  www.selecao.ifg.edu.br
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: o prazo de 3 a 31 de outubro de 2016
VAGAS: 13
CARGOS: vários

ACOMPANHEM NOSSAS ATUALIZAÇÕES.