segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

ATÉ 17 MIL: COMISÃO DEFINIDA PARA O CONCURSO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO - PE 2017



Mais uma oportunidade para os estudantes de concursos públicos, é que foi publicado no Diário Eletrônico do TCE-PE, sexta-feira, 20 de janeiro de 2017, a divulgação dos nomes dos servidores que formam a comissão de organização, responsáveis para adotar as medidas necessárias para a realização do certame, portaria nº 043/2017. A previsão é de que o edital saia no segundo semestre do corrente ano, 2017, e contará com oportunidades para as carreiras de auditor fiscal das contas públicas e técnico auditor fiscal das contas públicas. Nos dois casos, para concorrer é necessário possuir curso de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 14.941,86 para técnico e R$ 17.106,96 para auditor. Além disso, a seleção também deverá contar com oportunidades para cargos na área administrativa, que ainda deverão ser confirmados. A oferta não deverá superar 81 vagas.

  • ÚLTIMO CONCURSO


O último concurso foi realizado pela banca CESPE em 2004, foram oferecidas 109 vagas para áreas de analista de sistemas, assistente técnico de informática e administração, auditor das contas públicas, auditor das contas públicas para a área de saúde, bibliotecário, inspetor de obras públicas, procurador do Ministério Público de Contas e procurador consultivo do tribunal de contas.
Foram 120 questões no estilo certo ou errado.

A concorrência foi a seguinte:



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO ÚLTIMO CONCURSO
CESPE 2004

CARGO: ASSISTENTE TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO
CONHECIMENTO GERAL
1. NOÇÕES DE CONTROLE EXTERNO
1.1 Regras Constitucionais sobre Controle Externo – Constituição Federal, artigos 70, 71 e 73; Constituição Estadual, artigos 29, 30 32 e 33.1.2 Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (Lei Estadual nº 12.600/04): Competência – artigos 2º ao 5º; Jurisdição – artigos 6º ao 9º; Tomadas e Prestações de Contas – artigos 19 e 20; Formalização de Processos – artigos 21 e 22; Contraditório e Ampla Defesa – artigos 49 a 51; Formalização das Deliberações – artigos 54 a 57; Do Julgamento em Tomadas e Prestações de Contas - artigos 58 a 69; Outras Deliberações – artigos 70 e 71; Recursos – artigo 77; Estrutura Organizacional – artigos 100 ao 104.
2. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
2.1 Principais escolas e abordagens. Crise do modelo burocrático e o movimento de reforma do Estado contemporâneo: Paradigma pós-burocrático, Gerencialismo, Empreendedorismo público e Governança pública. 2.2. Plano diretor da reforma do Estado. 2.3 Mudanças institucionais: Organizações Sociais (OS), Organização Social de Interesse Público (OSCIP), Agências Reguladoras e Agências Executivas.
3. NOÇÕES DE DIREITO PÚBLICO
3.1 Constituição. Conceito. 3.2 Direitos e garantias fundamentais. 3.3 Organização do Estado. A federação. Os Estados Federados. Os Municípios. Intervenção. 3.4 Servidores Públicos. 3.5 Finanças públicas. Orçamento. 3.6 Administração Pública: Princípios, Descentralização e desconcentração, Administração direta e indireta. Autarquias. Fundações Públicas. Empresas públicas. Sociedades de Economia Mista. Agências reguladoras e executivas. 3.7 Licitações: conceito, princípios, modalidades e tipos.3.8 Contratos administrativos: características, formalização, duração e rescisão.3.9 Atos administrativos: Conceito. Atributos. Requisitos. Discricionariedade e vinculação.
4. RACIOCÍNIO LÓGICO
4.1. Compreensão de estruturas lógicas. 4.2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 4.3. Diagramas lógicos. 4.4. Fundamentos de matemática. 4.5. Princípios de contagem e probabilidade.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
1. LÍNGUA PORTUGUESA
1.1 Ortografia oficial. 1.2 Acentuação.1.3 Flexão nominal e verbal.1.4 Verbo.1.5 Concordância nominal e verbal.1.6 Crase.1.7 Regência nominal e verbal.1.8 Pontuação.1.9 Interpretação de texto.1.10 Redação de correspondências oficiais.
2. INFORMÁTICA
2.1 Conceitos de Internet e de Intranet. 2.2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. 2.2.1.Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 2.2.2 Conceitos de protocolos, World Wide Web, organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia, uso da Internet na educação, negócios, medicina e outros domínios.2.2.3 Conceitos de proteção e segurança. 2.3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software. 2.3.1 Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup).2.3.2 Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. 2.3.3 Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e sonoro.


CAGO: AUDITOR DAS CONTAS PÚBLICAS CONHECIMENTO GERAL
1. LÍNGUA PORTUGUESA
1.1 Ortografia oficial.1.2 Acentuação.1.3 Flexão nominal e verbal.1.4 Verbo. 1.5 Concordância nominal e verbal.1.6 Regência nominal e verbal.1.7 Pontuação.1.8 Interpretação de texto. 2.ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
2.1.Principais escolas e abordagens. Crise do modelo burocrático e o movimento de reforma do Estado contemporâneo: Paradigma pós burocrático, Gerencialismo, Empreendedorismo público e Governança pública.2.2.Plano Diretor da Reforma do Estado.2.3.Mudanças institucionais: Organizações Sociais (OS), Organização Social de Interesse Público (OSCIP), Agências Reguladoras e Agências Executivas. 2.4.Sistema Constitucional de Aposentadoria do Servidor Público. Organização e funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal (Lei Federal nº 9717/98 e lei nº 10887/04).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. CONTROLE EXTERNO
1.1. Controle da Administração Pública: conceito; abrangência.1.2.Sistemas de controle externo. 1.3.Controle externo no Brasil.1.4.Regras constitucionais sobre controle externo: Fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.1.5. Tribunais de Contas: Funções, natureza jurídica e eficácia das decisões.1.6.Controle de constitucionalidade e os Tribunais de Contas.1.7.Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco: Natureza, competência e jurisdição.Lei Orgânica do TCE-PE (Lei Estadual nº 12.600/04)1.8 Poder Legislativo e os Tribunais de Contas. 1.9 Controle interno e os Tribunais de Contas. 1.10.Competência para revisão dos próprios atos.
2. DIREITO CONSTITUCIONAL
2.1. Direito Constitucional: conceito, origem, formação, objeto, fontes e relações com outros ramos do Direito.2.2 Constituição: conceito, objeto, elementos, classificação.2.3 Classificação das normas constitucionais. 2.4 Rigidez e Supremacia Constitucional. Controle de Constitucionalidade. Tipos e sistemas de controle. Vícios de inconstitucionalidade por ação e omissão. Ação Direta de Inconstitucionalidade. Ação Declaratória de Constitucionalidade. Interpretação conforme a Constituição. Argüição de Descumprimento De Preceito Fundamental. Súmula 347 do Supremo Tribunal Federal e os Tribunais de Contas dos Estados.2.5 Estado Brasileiro: objetivos e fundamentos. República Federativa do Brasil. Estado Democrático de Direito. Princípio da Separação dos Poderes: funções típicas e atípicas de cada poder. 2.6 Direitos e garantias fundamentais: conceito, evolução histórica. Direitos e deveres individuais e coletivos. Proteção judicial dos Direitos fundamentais. Ações constitucionais. Direitos sociais. Nacionalidade e cidadania. Direitos políticos. Partidos políticos.2.7 Organização do Estado Brasileiro: entidades integrantes do Estado Federal. Repartição de competências e bens. Competência material e Legislativa da União, Estados e Municípios. Intervenção nos Estados e Municípios.2.8 Organização dos Poderes. Poder Legislativo; Poder Executivo; Poder Judiciário. 2.9 Organização político-administrativa: Da União; Dos Estados; Dos Municípios; Do Distrito Federal 2.10 Administração Pública: conceito, princípios constitucionais e entidades integrantes; regime jurídico da Administração Pública; órgãos e agentes públicos; servidores públicos civis e militares dos Estados.2.11 Tributação e orçamento. Sistema Tributário Nacional: princípios gerais; limitações ao poder de tributar; repartição da competência tributária entre a União, Estados e Municípios; normas gerais de finanças Públicas; planos governamentais e orçamentos públicos.2.12 Constituição do Estado de Pernambuco de 1989.
3. DIREITO ADMINISTRATIVO
3.1. Função Administrativa. Regime jurídico-administrativo. Princípios da Administração Pública. Poderes, garantias e prerrogativas da Administração. Poder Normativo. Poder Disciplinar. Poder Hierárquico.3.2 Administração Pública: Estado, Governo e Administração. Organização. Descentralização. Desconcentração. Administração Direta e Indireta. Autarquias. Fundações Públicas. Empresas Públicas. Sociedades de Economia Mista. Agências Reguladoras. Agências Executivas.3.3 Formas de Parceria com a iniciativa privada. A atividade de fomento. O Terceiro Setor. Organizações Sociais. Organizações da Sociedade Civil de interesse público. Os contratos de Gestão. 3.4 Serviço Público: conceito, elementos, classificação, organização. Intervenção do Estado no domínio econômico. Concessão, Permissão e autorização de serviço público. Lei nº 8.987/96. Serviços Públicos estaduais. Concessão e permissão dos serviços públicos Estaduais.3.5 Poder de Polícia: conceito e características; polícia administrativa e polícia judiciária.3.6 Atos administrativos: conceito; atributos; elementos; classificação; espécies; discricionariedade e vinculação; revogação e invalidação.3.7 Controle da Administração Pública: conceito; abrangência, espécies.Controle Legislativo e Controle pelo Tribunal de Contas. 3.8 Licitação: conceito, princípios; modalidades, tipos, dispensa e inexigibilidade; procedimentos; anulação e revogação; recursos administrativos. Contratos Administrativos: características; elementos; formalização; cláusulas essenciais; duração, execução, inexecução e rescisão. Convênios e consórcios administrativos.3.9 Bens Públicos: regime jurídico; classificação; concessão, permissão e autorização de uso; alienação.3.10 Servidores Públicos: classificação de agentes públicos; regime jurídico dos servidores públicos civis; cargo, emprego, função pública; provimento e vacância; sistema remuneratório; acumulação de cargo, emprego e função; direitos e vantagens; estabilidade ; contratação por tempo determinado, regime previdenciário. Processo Administrativo Disciplinar. Responsabilidade administrativa, civil e penal dos agentes Públicos. Improbidade Administrativa. Lei nº 8.429, de 02.06.1992.3.11 Responsabilidade extracontratual do Estado: características, elementos, causas excludentes e atenuantes; responsabilidade por omissão; reparação do dano; direito de regresso; danos morais. Responsabilidade do Estado por atos administrativos, jurisdicionais e legislativos.
4. DIREITO TRIBUTÁRIO
4.1. Direito Tributário: conceito; relação com o Direito Financeiro e demais ramos do Direito; fontes. 4.2. Sistema Tributário Nacional. 4.3 Tributos: conceito; natureza jurídica e espécies; impostos, taxas e contribuições; empréstimo compulsório; competência tributária; limitações ao poder de tributar. 4.4. Legislação tributária: vigência e aplicação; Interpretação e Integração.4.5 Obrigação Tributária: fato gerador; obrigação principal e acessória; sujeitos ativo e passivo; responsabilidade tributária. 4.6. Crédito tributário: lançamento tributário (lançamento ex-officio e por homologação); suspensão, extinção e exclusão; garantias e privilégios do crédito tributário.4.7 Administração Tributária: dívida ativa e certidões tributárias.4.8. Tributos estaduais e municipais: noções gerais. 4.9 Obrigações tributárias acessórias: Livros e documentos fiscais.
5. DIREITO FINANCEIRO
5.1. Direito Financeiro: conceito e objeto. Competência legislativa: normas gerais e específicas. Lei nº 4.320/64. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00). 5.2 Orçamento Público: natureza jurídica; princípios; vedações. Leis Orçamentárias: Lei Orçamentária Anual; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual. Créditos Adicionais. Processo Legislativo. 5.3. Receita Pública: Classificações. Receitas originárias e derivadas; estágios; dívida ativa.5.4 Despesa Pública: classificação; estágios da despesa. Programação financeira. Regime contábil da despesa. Restos a pagar e despesas de exercícios anteriores. Precatórios judiciais.5.5 Crédito Público: disciplina constitucional dos créditos e empréstimos públicos; classificação dos créditos públicos; dívida pública fundada, consolidada e mobiliária. Competência do Senado Federal sobre dívida pública.
6. DIREITO PREVIDENCIÁRIO
6.1. Sistema Constitucional de Aposentadoria do Servidor Público.6.2. Organização e funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal (Lei nº 9.717/98 e Lei 10.887/04).6.3. Emenda Constitucional nº 41/03.
7. CONTABILIDADE PÚBLICA.
7.1 Conceito, objeto, objetivo. 7.2 Campo de atuação e características. 7.3 Legislação básica. 7.4 Receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias: conceito, classificação e estágios (aspectos contábeis). 7.5 Sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação: finalidade, composição, escrituração, encerramento e apuração de resultado do exercício financeiro, de acordo com a Lei 4.320/64. 7.6 levantamento e análise dos balanços orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstração das variações patrimoniais exigidos pela Lei 4.320/64. 7.7 Relatório Resumido da Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal para Estados e Municípios exigidos pela Lei 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal). 7.8 Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios – SIAFEM: conceito, objetivos, principais documentos.
8 CONTABILIDADE GERAL.
8.1 Princípios contábeis fundamentais (aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade pela Resolução CFC n.º 750/93, publicada no DOU de 31/12/93, Seção I, pág. 21.582). 7.2 Patrimônio: componentes patrimoniais: ativo, passivo e situação líquida (ou patrimônio líquido). 7.3. Diferenciação entre capital e patrimônio. 7.4 Equação fundamental do patrimônio. 7.5 Representação gráfica dos estados patrimoniais. 7.6 Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais. 7.7. Conta: conceito. Débito, crédito e saldo. Teorias, função e estrutura das contas. Contas patrimoniais e de resultado. 7.8 Apuração de resultados. Controle de estoques e do custo das vendas. 7.9 Sistema de contas; plano de contas. 7.10 Provisões em geral. 7.11 Escrituração. Conceito e métodos. Lançamento contábil: rotina e fórmulas. Processo de escrituração. Escrituração de operações financeiras. Escrituração de operações típicas. 7.12 Livros de escrituração: obrigatoriedade, funções, formas de escrituração. Erros de escrituração e suas correções. 7.13 Sistema de partidas dobradas. 7.14 Balancete de verificação. 7.15 Balanço patrimonial: obrigatoriedade e apresentação. Conteúdo dos grupos e subgrupos. 7.16 Classificação das contas. Critérios de avaliação do ativo e do passivo. Levantamento do balanço, de acordo com a Lei n.º 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações). 7.17 Demonstração do resultado do exercício: estrutura, características e elaboração, de acordo com a Lei n.º 6.404/76. 7.18 Apuração da receita líquida. Apuração do lucro bruto e do lucro líquido. Destinação do lucro: participações, imposto de renda e absorção de prejuízos. 7.19 Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados: forma de apresentação, de acordo com a Lei n.º 6.404/76. 7.20 Transferência do lucro líquido para reservas. Dividendo mínimo obrigatório. 7.21 Capital de giro: origens e aplicações.



EDITAL CESPE 2004 NA ÍNTEGRA (AQUI)
SITE TCE-PE (AQUI)



Bons estudos!
Blogger VemSerConcursos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário